Notícias

Os 3 clubes de futebol mais antigos do Brasil que ainda existem

Assim como acontece com o carnaval, o futebol tem o poder de unificar o povo do Brasil. Cada vez são mais os brasileiros que deixam de lado diferenças sociais, econômicas e políticas e se juntam para comemorar a vitória dos times locais ou da Seleção Nacional.

As estatísticas demonstram a popularidade deste esporte em nosso país. Na atualidade o 16% da população local pratica futebol, enquanto há 800 clubes profissionais, 13 mil equipes amadoras e 11 mil atletas federados.

A história desta disciplina no Brasil começou no ano de 1895 graças à chegada de imigrantes ingleses que difundiram o esporte em nossas terras. Com o passar do tempo, milhares de clubes surgiram. Muitos deixaram de existir ou mudaram seus nomes, mas outros continuam vigentes nos jogos de hoje em dia.

Os inícios do futebol no Brasil: os clubes mais antigos do Brasil ainda em atividade

Embora pareça incrível, o primeiro clube de futebol de nosso país foi criado mais de 100 anos atrás. Não conhece a história do jogo de bola no Brasil? Confira!

Sport Club Rio Grande

Apelidado “Vovô”, “Veterano” e “Tricolor”, o Rio Grande é um clube de futebol da cidade do mesmo nome, no estado do Rio Grande do Sul.

Ele foi fundado no dia 19 de julho de 1900 e suas cores são vermelho, verde e amarelo, em clara alusão à bandeira do estado ao qual pertence.

Embora os clubes paulistanos Internacional, Germania, Mackenzie College e SPAC foram criados antes do Rio Grande, estas instituições desativaram seus departamentos de futebol, convertendo ao Veterano no clube ativo mais antigo do Brasil.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabeleceu o dia 19 de julho como o Dia do Futebol em homenagem ao Rio Grande.

O Vovô do jogo de bola brasileiro obteve 8 títulos estaduais em diferentes campeonatos gaúchos e ganhou 17 vezes o torneio Citadino de Rio Grande.

Associação Atlética Ponte Preta

Criado em 11 de agosto de 1900 na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, o Ponte Preta é o segundo clube mais antigo do Brasil que continua em atividade.

Ponte Preta, que é conhecida no mundo futebolístico como “Macaca” ou “Nega Veia”, foi o primeiro time a contar com um jogador negro em sua formação, lutando contra o espirito racista e elitista do futebol daquela época.

Ao longo de sua história o clube ganhou 10 títulos campineiros, 6 do Campeonato do Interior, 1 Taça dos Invictos e o título de campeão da Divisão Especial de Acesso.

Fluminense Football Club

O “Tricolor”, “Fluzão” ou “Nense” foi fundado no dia 21 de julho de 1902, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Na atualidade, o Fluminense é o clube que disputou a maior quantidade de campeonatos estaduais, tendo sua primeira participação em 1906 até chegar à atualidade, com atuação número 117 em 2021.

O clube ganhou muitos torneios ao longo da sua história, entre os que destacam a Copa Rio Internacional de 1952, o Campeonato Brasileiro 1970, 1984, 2010 e 2012, a Copa do Brasil 2007 e o Campeonato Carioca em 31 oportunidades.

No Fluzão jogaram figuras do mundo do futebol como Thiago Silva, Branco, Romário, Conca, Rivelino e Fred.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ative nossas Notificações CLARO QUE SIM!! :(