Programa de captação de recursos da Prefeitura de Sorocaba é modelo para São José do Rio Preto – Agência de Notícias
17 de setembro de 2025
18:26
Por: Secom
Fotos: Separ
A Secretaria de Parcerias (Separ) recebeu uma comitiva da Prefeitura de São José do Rio Preto, na terça-feira (16), para um intercâmbio técnico, com o objetivo de apresentar a estrutura e as estratégias que posicionam Sorocaba entre as cidades que mais captam verbas estaduais e federais no interior paulista.
O motivo é que Rio Preto busca criar um departamento especializado em projetos, inspirado no modelo bem-sucedido de Sorocaba, assim como de outras cidades referências. A visita incluiu a apresentação de casos de sucesso, números da captação obtidos em Sorocaba e detalhes sobre a governança que permite à cidade transformar projetos em realidade.
Os rio-pretenses foram recepcionados pela secretária de Parcerias Jéssica Pedrosa, assim comopela Gestora de Planejamento e Execução, Barbara Braz; a da Chefe da Divisão de Captação, Convênio e Financiamento, Layane Lacerda, e a Chefe da Seção de Captação de Recursos da Separ, Allyne Moura.
Durante o encontro, a equipe de Sorocaba detalhou o funcionamento do setor, desde o mapeamento de editais e a elaboração técnica de projetos até a gestão de convênios e a prestação de contas, processos que são fundamentais para o sucesso na captação.
“Sorocaba é reconhecida pela gestão eficiente e por ter alcançado uma marca histórica na captação de recursos em 2025. É uma satisfação receber São José do Rio Preto e compartilhar as boas práticas que temos implementado. Essa troca entre municípios é enriquecedora para todos e fortalece a administração pública como um todo. Sorocaba está de portas abertas para cooperar e também aprender”, afirmou a secretária.
Somente no primeiro semestre deste ano, Sorocaba garantiu R$ 66,4 milhões em emendas parlamentares e programas junto aos governos Federal e Estadual, para investimentos em melhorias na cidade. O valor superou o total captado em cada um dos anos anteriores do quadriênio 2021 a 2024.
A gestora Barbara Braz reforçou a importância do trabalho técnico especializado: “Nossos resultados são fruto de um planejamento meticuloso e de uma equipe qualificada, que atua de forma estratégica e proativa para identificar e aproveitar todas as oportunidades de financiamento para o nosso município”.
Segundo Rafael Nogueira, da Secretaria de Desenvolvimento Social de São José do Rio Preto, Sorocaba construiu uma máquina eficiente de captação. “Ver de perto como isso é feito na prática é inestimável para nós, que estamos estruturando nossa própria equipe. Saímos daqui com percepções valiosas e muita motivação”, avaliou.
A Chefe de Divisão da Separ, Layane Lacerda, destacou o impacto direto desse trabalho na vida do cidadão. “Cada recurso captado significa mais investimento em saúde, educação, infraestrutura e serviços para a população, sem pressionar o orçamento municipal. Esse é nosso maior objetivo”, completa. Para ela, ambos os municípios saem fortalecidos com a troca de experiências, promovendo um ciclo de cooperação e desenvolvimento na gestão pública.