Uncategorized

Sorocaba sedia evento de acolhimento de profissionais da medicina e gestões municipais de saúde do Programa Mais Médicos no PTS



27 de novembro de 2025

17:19

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: Nathália Sousa (Secom/Sorocaba)

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediou, nesta quinta-feira (27), o evento de acolhimento para o fortalecimento da implementação do Programa Mais Médicos na Região de Saúde 8, DRS XVI – Sorocaba.
A região possui os seguintes municípios contemplados com o programa: Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim. Ao todo, são 120 médicos na DRS XVI, sendo 36 somente em Sorocaba.

O Programa Mais Médicos foi instituído pela Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013 e reformulado pela Lei nº 14.621, de 14 de julho de 2023. Preconizada pelo Governo Federal, o programa dispõe apoio para os serviços e as ações da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) nos territórios, com ênfase na promoção da saúde, no cuidado integral e na prevenção e no tratamento de pessoas com doenças crônicas.

De acordo com Ministério da Saúde, tem como missão prover, qualificar e fixar o profissional em locais de difícil provimento e vulnerabilidade social para atender às necessidades de saúde da população na APS.

A mesa de honra do evento foi composta pelas seguintes autoridades: secretário municipal da Saúde de Sorocaba (SES), João Pedro A. Fraletti Miguel, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, representante do Ministério da Saúde, Noelli Xavier, representante do Ministério da Educação por meio da supervisão da PUC-SP, Maria Carolina Rocha, e o secretário municipal da Saúde de Itu, Thiago Texera, que também é representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS).

O encontro contou painéis abordando temas variados, como: “Panorama do Provimento Profissional e perspectivas”; Apresentação dos apoiadores institucionais do MS e esclarecer sobre as principais demandas dos territórios”; “Importância da supervisão acadêmica e tutoria aos profissionais”; “Importância da especialização e trilha do conhecimento aos profissionais” e “Desafios e avanços da APS no território”.

Noelli Xavier reforçou a importância do evento. “Além do acolhimento existe a importância da atualização de temas práticos, bem como todo aprimoramento discutido por meio dos painéis”, destaca.

“Mais do que uma formalidade, este acolhimento regional tem um papel pedagógico e bastante integrador de fortalecer a educação permanente, aproximando o profissional do território, exigindo um indicador de saúde. É a partir dessa imersão que construímos uma missão primária resolutiva e capaz de transformar a vida da população”, conclui o secretário da Saúde de Sorocaba, João Pedro Fraletti.

 

 

Ative nossas Notificações CLARO QUE SIM!! :(