Dia das Crianças é celebrado com muita diversão no Parque Zoobotânico Arruda Câmara
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) recebeu, neste domingo (12), um grande público para celebrar o Dia das Crianças, encerrando com sucesso a semana comemorativa realizada entre os dias 7 e 12 de outubro. Famílias aproveitaram a data em meio à natureza, com uma programação repleta de brincadeiras, atividades educativas e muita alegria.
Durante todo o dia, as crianças visitaram o zoológico e participaram das atividades com o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e do estande da São Braz, além da Feira de Livros do Sebo Cultural. As crianças ainda receberam pipocas, algodão-doce e salgadinhos, distribuídos gratuitamente, em um clima de festa e confraternização.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, esteve presente na comemoração. “A gente fica muito feliz com a comemoração do Dia das Crianças aqui, no Parque, na verdade, durante a semana inteira tivemos uma série de programações com parceiros e acho que é um momento da família, momento de interação com a natureza, de aprender um pouco sobre a rotina dos animais e visitar esse belíssimo local, em contato com a natureza. A gente fica muito feliz que saiu tudo tranquilo e que realmente as pessoas abraçaram o nosso Parque, que é, realmente, um local de entretenimento lazer e educação ambiental”, destacou.
Aurilane Pereira do Nascimento, de Goiânia – PE, mãe de Evellyn Lyara, disse que escolheu trazer a filha para passar o Dia das Crianças na Bica para conhecer o local. “Ela tinha uma curiosidade muito grande a respeito do zoológico, de conhecer os animais e uma amiga minha tinha me indicado o Zoológico da Bica. Então, eu decidi passar esse dia aqui, de viver um dia só para ela, aí escolhi a Bica. Achei essa experiência (tirolesa) incrível, porque testa a coragem das crianças, inclusive eu achei que a minha não desceria, mas ela desceu. É muito legal porque a criança sai das telas, sai de brinquedos artificiais e tem contato diretamente com a natureza”, afirmou Aurilane Pereira do Nascimento.
A destemida garotinha, Evellyn Lyara, de apenas 4 anos, se aventurou na tirolesa organizada pelo 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e contou como foi. ‘Eu gostei, não fiquei com medo, não, eu sou muito corajosa. Gostei de andar assim, pela trilha (na tirolesa), ele me colocou no braço e eu corri tanto que aí eu gritei ‘mainha!’. Passeei de trenzinho e gostei e eu fui lá no zoológico, aí eu vi os animais, o macaco e leão, gostei de todos os animais”, disse.
Já Davi Miguel dos Anjos Farias, de 11 anos, contou que veio a Bica passear e comemorar o Dia das Crianças. “Eu achei aqui muito lindo, tem várias árvores, muito lindo. Os animais que chamaram minha atenção foram a onça e as araras”, afirmou Davi.
A prima de Davi, Sophia Lara Alves dos Anjos, de 10 anos, destacou que já conhecia a Bica e gostou de vir passar o dia no Parque. “Já vim muitas vezes aqui para passeio da escola. Eu gostei muito dos animais, dos macacos, das onças. Eu gostei bastante dos peixes e patos. O que me chamou mais atenção aqui foi o lago, os brinquedos e as comidas, estou adorando! Estou comemorando com a minha família esse feriado bom, né? Tem que aproveitar!”, finalizou.
Programação – A Semana das Crianças na Bica teve início na terça-feira (7) e contou com atividades educativas e de lazer nos turnos da manhã e da tarde, como exposições ambientais, oficinas de pintura e reciclagem, gincanas, palestras e mostras científicas. A programação envolveu a participação de diversas instituições públicas e privadas, como a UFPB, Unipê-GEAS, IFPB, Semob-JP, Uniodonto, São Braz, entre outras.
A diretora do Parque, Milenna Simões, destacou o sucesso da programação e o caráter educativo do evento. “Encerramos uma semana muito especial, com atividades que uniram aprendizado, lazer e contato com a natureza. Ver tantas famílias reunidas, crianças brincando e se encantando com os animais e os espaços do parque é motivo de muita alegria para toda a equipe”, afirmou.
Serviço – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, bairro do Roger. O espaço funciona das 8h às 17h, com entrada até as 16h. A taxa ambiental é de R$ 3,00, sendo gratuita para crianças de até sete anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos.