Uncategorized

Agência Minas Gerais | Governo de Minas discute nova missão à Europa durante reunião com embaixador da Itália

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta segunda-feira (15/9), em Brasília (DF), com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. Minas Gerais é o estado brasileiro que mais exporta para a Itália, desde 2019.

Eles conversaram sobre a missão oficial do Governo de Minas ao país europeu, prevista para outubro. O governador mineiro buscou obter apoio estratégico do embaixador na articulação de agendas de alta relevância para Minas e o país.

O encontro foi realizado na embaixada italiana na capital federal e também teve participação da cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicolleta Gomiera, do secretário de Estado de Comunicação Social de Minas (Secom), Bernardo Santos, e do secretário adjunto de Estado da Casa Civil (SCC), Frederico Papatella.

A previsão é que na Itália, a comitiva mineira passe pelas cidades de Roma, Veneza e Milão.

Parceiro estratégico

Esta será a segunda missão oficial chefiada pelo governador Romeu Zema para a Itália, o que mostra a importância econômica do país europeu para Minas Gerais. Nos últimos anos, a relação tem se intensificado com investimentos estratégicos, como por exemplo a concessão do Rodoanel Metropolitano, vencida por uma empresa italiana. O objetivo da viagem é avançar em negociações de investimentos com empresas dos três países, além de prospectar novos mercados para os produtores de Minas Gerais. 

“A Itália tem grandes investimentos em Minas Gerais, principalmente na área de automóveis, e é sempre muito bom estarmos aqui atualizando e mostrando que as oportunidades em Minas são muitas. Estaremos lá em outubro para fazer bons negócios para os italianos e para os mineiros”, disse Romeu Zema.

“É verdade que as relações entre Itália e Minas Gerais são muito importantes, não somente para a grande comunidade de ítalo-brasileiros que moram no estado, mas também para grupos industriais italianos que estão instalados em Minas e que são extremamente importantes”, afirmou o embaixador Alessandro Cortese.

Outros destinos

Além da Itália, a missão oficial do Governo de Minas deve passar por Bélgica e França. A Itália é, atualmente, o oitavo principal destino das exportações de Minas Gerais, segundo dados do primeiro semestre de 2025. Em relação à Europa, é o terceiro principal destino, atrás apenas de Alemanha e Países Baixos.

Já a Bélgica ocupa o décimo lugar nesse ranking e a França, por sua vez, está na lista dos países que mais aumentaram suas compras internacionais de Minas Gerais no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.

Ative nossas Notificações CLARO QUE SIM!! :(