ICV promove ação para reforçar importância da saúde mental materna nesta quarta-feira
O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizará, nesta quarta-feira (15), às 14h, uma ação especial em alusão à campanha ‘Janeiro Branco’, dedicada à conscientização sobre a saúde mental. O evento, organizado pelo setor de Psicologia da instituição, tem como objetivo sensibilizar profissionais e pacientes sobre a relevância do cuidado emocional, além de promover ações que reforcem a importância da saúde mental no contexto materno.
A atividade contará com uma Roda de Conversa com os profissionais da maternidade e depois a equipe vai sair nos setores abordando o assunto. A ação contará ainda com a participação de um enfermeiro residente em saúde mental do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal da Paraíba (Resmen/UFPB), que realizará uma apresentação musical em alusão à campanha Janeiro Branco.
Segundo a coordenadora de Psicologia do ICV, Poliana Dantas, na maternidade, a saúde mental das gestantes e puérperas é uma prioridade. “Atuamos com um olhar diferenciado, auxiliando mulheres e suas famílias a enfrentarem as mudanças emocionais e físicas trazidas pela gravidez. Nosso trabalho fortalece a autoestima das mães, reduz o estresse e estimula um vínculo seguro entre mãe e bebê. Além disso, realizamos ações preventivas em setores como a UTI materna e o Método Canguru, promovendo o cuidado emocional e ampliando a rede de apoio das mulheres nesse período tão desafiador”, destacou.
“Quando alterações emocionais significativas são identificadas em alguma paciente, a equipe de Psicologia, em conjunto com outros profissionais de saúde, realiza intervenções e encaminhamentos necessários. Além disso, o trabalho inclui a escuta atenta, a identificação de redes de apoio, rodas de conversa e grupos de mulheres nos setores Canguru e UTI. Esses espaços coletivos são fundamentais para acolher as pacientes, trabalhar questões emocionais e oferecer suporte psicológico especializado”, complementou.
“A saúde mental materna é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebê, influenciando diretamente o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Trabalhamos com ações que fortalecem o vínculo afetivo entre mãe e bebê, atuando de forma preventiva em momentos como o pré-parto, o pós-parto e internações na UTI. Nosso objetivo é oferecer uma escuta atenta e um cuidado humanizado que acolha as mães em suas necessidades emocionais e promova uma maternidade mais saudável”, explicou Thaís Pedrosa, psicóloga hospitalar do ICV.
O ICV, que funciona 24 horas por dia, é referência em práticas humanizadas de atendimento psicológico para gestantes e puérperas. A saúde mental materna é tratada como prioridade, considerando seu impacto direto na qualidade de vida das mães e no desenvolvimento dos bebês.